Pular para o conteúdo principal

NOTAS BAIXAS!!




Notas baixas




Final de bimestre, reunião de pais, boletim... Aí começa o pesadelo para aqueles que já sabem do desenrolar da história.
Esta situação já é conhecida e a questão do fracasso escolar é, hoje, muito discutida entre todos os profissionais da área de educação. Por não saber como lidar com o problema, algumas famílias acabam punindo seus filhos sem se dar conta do que pode ser o verdadeiro motivo pelo qual a criança apresenta notas baixas na escola. Quando as reclamações dos professores se repetem anos a fio, é hora de parar para pensar o que pode estar acontecendo com a criança.

Todos os aspectos da reclamação podem ser reflexos de problemas mais sérios. Quando uma criança não tem recursos internos para sozinha lidar com esses problemas, ela acaba desencadeando sintomas que podem surgir através da distração, falta de interesse ou excesso de conversa em sala de aula. Algumas vezes, os sintomas podem também ser físicos, como dor de barriga, dor de cabeça e enjôos, entre outros.

Dentre os problemas mais freqüentes, alguns precisam de atenção especial. São eles:

Dislexia: Dificuldade de origem hereditária. A criança apresenta dificuldade em relacionar o som à palavra ou letra, também confunde direita e esquerda.

Discalculia: Disfunção cerebral que se assemelha à dislexia, afetando a capacidade de classificar os números, bem como fazer operações simples.

Hiperatividade: Caracteriza-se numa dificuldade em manter-se parado e se concentrar em uma única atividade. Este problema pode apresentar outros sintomas e, neste caso, há necessidade de avaliação profissional.

Déficit de atenção: Transtorno neurológico que causa distração, baixa capacidade de concentração, de tolerar frustrações, além de impulsividade. Costuma se associar à hiperatividade.

Existem ainda os fatores que dizem respeito às deficiências do tipo visual, auditivos e motores.

O mais importante é estar sempre atento a todos sinais que a criança der quando algo não estiver a contento.




*Eliane Pisani Leite é Psicóloga, Psicopedagoga e Terapeuta Floral
pisani.leite@terra.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lenda do vaga-lume

☆ Sonhos todos nós temos. Sonhos e vontades, desejos. Algumas pessoas até dizem 'Ah, vc nunca vai conseguir' ou vivem querendo nos mostrar que será muito dificil conseguir o que queremos. Que devemos desistir ou lutar por outra coisa. Esse é um grande erro. Mas o maior erro é o nosso, por muitas vezes ouvirmos isso e acabarmos por desistindo. O importante é vc acreditar em vc mesmo. Nos seus sonhos, sejam eles os mais loucos e absurdos.... Acreditar em seu potencial e no que vc é capaz. E pronto! Quando vc olhar para tras, assim, simplesmente por acreditar em vc, verá tudo que conseguiu e aquelas pessoas que não acreditaram em vc. E dessa vez olhará para elas e as ensinará: O que importa é vc acreditar em si mesmo e no PODER DE DEUS! ! E o resto é consequência ...EU ACREDITO QUE PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL!!! OBRIGADA JESUS PELAS PROVIDÊNCIAS E PROTEÇÃO !! "A oração do JUSTO tem PODER ;) ☆

O Reforço Escolar E A Melhoria Da Apendizagem Dos Educandos

1.O que fazer para vencer as dificuldades encontradas na escola? Na maioria das escolas públicas brasileiras, é comum encontrarmos grande parte dos educandos com enormes dificuldades de aprendizagem, esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma. É com esse propósito que o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas. A falta de assimilação do que o professor fala e explica por parte dos alunos, tem gerado um debate de alta relevância, já que a aprendizagem é o ponto chave para o desempenho de tudo. Procurando buscar subsídios para fazer acontecer a aprendizagem, percebeu-se que precisava-se de algo diferente capaz de estimular o gosto pela escola. O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, p...

COMECE 2011 DIFERENTE...DEUS TE AMA !!!

Conheço pessoas extremamente frustradas porque se preocupam todo o tempo em “ter”. Tornaram-se tão obcecadas por aquilo que os outros têm que não sabem mais expressar gratidão por aquilo que Deus concedeu a elas. O que elas têm nunca é suficiente. Nos nossos dias as pessoas são julgadas por suas roupas, seus diplomas, seus bens, sua posição. Investimos nosso tempo, nossos esforços e talentos em adquirir. Queremos “vencer na vida”, o que normalmente, aos olhos humanos, significa estabilidade financeira, títulos, status social. Não que seja errado querer adquirir tudo isso, o errado é a inversão de valores. As coisas passaram a ter mais valor que as pessoas. Ninguém se preocupa com o que as pessoas são, mas muitos são seduzidos pelo que as pessoas têm. Recentemente, saía de um casamento com um grupo de pessoas quando fomos abordados por um mendigo. Sujo e maltrapilho, ele queria algo para comer. Que surpresa triste eu tive quando percebi que ninguém do grupo sequer olhava para o homem...