Pular para o conteúdo principal

QUAL O VALOR DA FAMÍLIA?



Quais valores estão sendo repassados para as crianças? A relação intra-familiar deve ser compreendida por todos os membros, para que cada um reconheça o valor de todos os membros que lhe cercam no seio familiar.

É muito mais importante uma reunião de família do que a novela, o futebol, os bens, o dinheiro, etc. Quando tais coisas sobrepõem-se à relação familiar, é sinal de que a família, ou parte dela, passou o sinal vermelho e está no bonde do individualismo. E aí está a desvalorização da família. Muitos reclamam dos filhos, porém, mantêm uma postura de expectativa. O trabalho doméstico, por exemplo, não é valorizado. O problema de gerir uma casa não é apenas uma questão de distribuição de tarefas, mas de entender o trabalho doméstico, o qual recai preponderantemente sobre a mulher.

O pai se esforça para colocar alimentos dentro de casa, vestir e educar. Não se educam os filhos para valorizar o que está envolvido nesse processo familiar. A criança recebe tudo pronto, não lhe é mostrado o esforço envolvido, por isso muitas desenvolvem um sentimento de ingratidão. Nesse sentido, talvez o motivo da sobrecarga sobre a mulher, sobre as quais se coloca o peso do mundo doméstico quase que exclusivamente.

Percebemos que há muito sobre o que se discutir, pois é um assunto que envolve toda a família. A irresponsabilidade começa dentro de casa, no tênis no meio da sala, nas roupas por cima dos móveis, dentre outras situações que resumem a desvalorização da mulher. Para muitos homens, trabalho doméstico está fora de discussão. Perdem aí um valor educativo. A cooperação tem repercussão sobre a mulher, os filhos, a família.

Não há como discutir a família sem discutir o mundo doméstico. Ainda temos um pensamento retrógrado quando se fala de lar, logo, a tendência é lembrar das mulheres. Ele vê o mundo doméstico sem questionamentos pessoais, pois esse tema ainda carrega um pensamento autoritário das famílias do passado.

Contudo, tais considerações refletem diretamente nos filhos, os quais agregam valores como solidariedade, cooperação e respeito do próprio relacionamento pessoal dos pais.

Fica, porém, registrado que o pensamento familiar está mudando, posto que a participação do homem na atividade familiar aumentou e melhorou.

A condição existencial para uma sólida felicidade familiar deve ser a valorização de cada um dos seus membros, da distribuição dos deveres e das atividades que reúnam todos, ao menos de vez em quando. Os filhos de hoje serão os pais de amanhã. Portanto, é importante a educação voltada para os valores da família.
FONTE:http://www.juonline.com.br/index.php/opiniao/08.05.2008/qual-o-valor-da-familia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lenda do vaga-lume

☆ Sonhos todos nós temos. Sonhos e vontades, desejos. Algumas pessoas até dizem 'Ah, vc nunca vai conseguir' ou vivem querendo nos mostrar que será muito dificil conseguir o que queremos. Que devemos desistir ou lutar por outra coisa. Esse é um grande erro. Mas o maior erro é o nosso, por muitas vezes ouvirmos isso e acabarmos por desistindo. O importante é vc acreditar em vc mesmo. Nos seus sonhos, sejam eles os mais loucos e absurdos.... Acreditar em seu potencial e no que vc é capaz. E pronto! Quando vc olhar para tras, assim, simplesmente por acreditar em vc, verá tudo que conseguiu e aquelas pessoas que não acreditaram em vc. E dessa vez olhará para elas e as ensinará: O que importa é vc acreditar em si mesmo e no PODER DE DEUS! ! E o resto é consequência ...EU ACREDITO QUE PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL!!! OBRIGADA JESUS PELAS PROVIDÊNCIAS E PROTEÇÃO !! "A oração do JUSTO tem PODER ;) ☆

O Reforço Escolar E A Melhoria Da Apendizagem Dos Educandos

1.O que fazer para vencer as dificuldades encontradas na escola? Na maioria das escolas públicas brasileiras, é comum encontrarmos grande parte dos educandos com enormes dificuldades de aprendizagem, esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo da turma. É com esse propósito que o reforço escolar vem romper as barreiras da desigualdade de raciocínio, auxiliando o professor a fazer com que os educandos adquiram as competências almejadas. A falta de assimilação do que o professor fala e explica por parte dos alunos, tem gerado um debate de alta relevância, já que a aprendizagem é o ponto chave para o desempenho de tudo. Procurando buscar subsídios para fazer acontecer a aprendizagem, percebeu-se que precisava-se de algo diferente capaz de estimular o gosto pela escola. O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, p...

COMECE 2011 DIFERENTE...DEUS TE AMA !!!

Conheço pessoas extremamente frustradas porque se preocupam todo o tempo em “ter”. Tornaram-se tão obcecadas por aquilo que os outros têm que não sabem mais expressar gratidão por aquilo que Deus concedeu a elas. O que elas têm nunca é suficiente. Nos nossos dias as pessoas são julgadas por suas roupas, seus diplomas, seus bens, sua posição. Investimos nosso tempo, nossos esforços e talentos em adquirir. Queremos “vencer na vida”, o que normalmente, aos olhos humanos, significa estabilidade financeira, títulos, status social. Não que seja errado querer adquirir tudo isso, o errado é a inversão de valores. As coisas passaram a ter mais valor que as pessoas. Ninguém se preocupa com o que as pessoas são, mas muitos são seduzidos pelo que as pessoas têm. Recentemente, saía de um casamento com um grupo de pessoas quando fomos abordados por um mendigo. Sujo e maltrapilho, ele queria algo para comer. Que surpresa triste eu tive quando percebi que ninguém do grupo sequer olhava para o homem...